Oficina 12 – 23/09/2009

TP 1 – Unidades 1 e 2

Variedades lingüísticas

Momento para relato e comentários sobre as atividades aplicadas aos alunos. Começam a atrasar a entrega dos relatos. Não pooode! Ai, meu Deus!

Aproveitei e perguntei sobre os projetos, todos me disseram que estava tudo sob controle. Reafirmei que caso haja dúvida, estou disponível para pensar junto com eles numa solução. Esse “tá tudo bem” me incomoda e me deixa receosa.

Houve a leitura de um trecho do livro “A língua de Eulália” de Marcos Bagno. Pensei que todos conhecessem o livro, mas só um cursista meu conhecia. Acabei lendo um trecho maior do que eu pretendia por conta disso.

Após a leitura, refletimos sobre o tratamento dado às variedades lingüísticas em nossas aulas. Se não estaríamos sedimentando o preconceito lingüístico de nossos alunos.

Indiquei a leitura do livro “Preconceito lingüístico” também de Marcos Bagno para os professores que ainda não o tinham lido.

Fizemos a oficina 1 que consiste na análise de um texto de Drummond em que uma garotinha está escolhendo um presente para o dia das Mães. Nesse texto, concluímos que Drummond utiiza uma variedade linguística incomum aos textos literários, quebrando a expectativa de linguagem do leitor.

Comentei com os cursistas que na próxima semana estaria em Arraial do Cabo para a II Formação do Gestar. Disse que apresentaria os resultados do programa até o momento. Espero que dê tudo certo.

Te vejo por aí!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Oficina 12 – 23/09/2009"

Postar um comentário